Wednesday, November 03, 2010

abóboras

com esse post inauguro uma nova sessão aqui no blog: receitas! (que eu faço e testo antes, pra ver se fica gostoso)

a de hoje então é: macarrão com molho branco, abóbora e champignom.

fazer o macarrão todo mundo sabe, né? ferver a água, colocar sal, o macarrão que você preferir e - isso é o mais importante pra toda receita de macarrão que se preze! - prestar atenção no tempo de cottura, que é pro macarrão não ficar nem muito duro nem muito mole, mas al dente!

numa panela separada, colocar alho, cebola, refogar por um tempo até ficar aquele cheiro bom, e douradinho, e jogar as abóboras já picadas (em pedaços grandes). colocar um pouco de sal.

o molho branco tem vários modos de fazer. dá pra fazer com creme de leite, mas eu prefiro sem, que fica mais levinho. então é só colocar um pouco de manteiga numa outra panela, deixar derreter. num copo, misturar leite com maizena, misturar bem. jogar um pouco de leite (sem maizena) na panela, e ir jogando aos poucos o leite com maizena, sempre mexendo bastante, que é pro molho engrossar. aí quando der o ponto que você gosta (mais grosso ou mais ralo), é só jogar tudo o que tinha na panela com a abóbora nessa outra panela.

nesse meio tempo, você mesmo (ou alguém, já que é gostoso também cozinhar junto com alguém) cortou os champignoms, então é só jogá-los na panela também. deixar o fogo ainda um pouquinho ligado, pra tudo ficar mais curtido.

e pronto! é só desligar e misturar com o macarrão. :)

uma dica é ralar um pouco de noz moscada por cima do molho, e dar uma boa misturada, antes de servir (depois de ter desligado o fogo). noz moscada é um dos meus temperos favoritos, fica bom em tudo! mas tem que por só um pouquinho, porque é forte. colocar queijo parmesão ralado por cima também cai muito bem!

4 comments:

Unknown said...

Mano, que mistura é essa, e que é isso de receitas: cê agora quer virar a Ana Maria Braga?!?!
Já tenho até um palpite para quem seria o Loro José!!! (...)

Manda um texto pra gente, por favor!

Beijos!

Stella said...

hahaha quem seria o loro josé?! mandar texto pra quem? ai, hugo, não entendi nada! haha (você achou minha mistura indigesta? pois digo que ficou uma delícia!)

Unknown said...

Áfe, não digo não, vai que ele me dá um soco depois... ;)
Pensei no trocadilho, de ser um mistura indigesta, mas me recusei a fazê-lo... tsc tsc tsc... rsrsrs
Escreva para a Coluna do Leitor, ou pode ampliar um post, ou mesmo enviar algum que goste bastante. Você é quem manda. Fale com um de seus chefes, :p
Um coisa: só como essa coisa se você preparar!
Beijos

Carrossel das Letras said...

Ah...bonitinha...você sempre me surpreendendo!!!